Orquestra de Câmara da ULBRA recebe soprano Luísa Kurtz

Gaúcha de Porto Alegre, Luísa vive desde 2010 na Itália, onde faz aperfeiçoamento em canto no Conservatório A. Buzzolla de Adria

 

Orquestra de Câmara da ULBRA recebe neste domingo (2/9) a soprano Luísa Kurtz, para solar ao lado da Orquestra em mais um concerto da temporada Domingos Clássicos Juvenil. Vencedora de diversos prêmios de concursos de canto na Argentina e na Itália, Luísa é natural de Porto Alegre, mas desde 2010 reside na Itália, estudando Mestrado em Performance de Ópera, no Conservatório A. Buzzolla de Adria. Antes disso, morou em Londres por quatro anos, e em Pelotas, onde concluiu Bacharel em Canto, na Universidade Federal.

Sob a regência do maestro Tiago Flores, Luísa promete emocionar a platéia, interpretando obras como “Antigone”: Ombra cara, amorosa, de Tommaso Traetta (1727 – 1779); Ave Maria, de Giulio Caccini (1551 – 1618),In solitaria stanza, de Giusepe Verdi (1813 – 1901) e Ich liebe dichSolveig’s song, Ein Traum, de Edvard Grieg (1843 – 1907).

O concerto ainda terá a execução de Hoe Down – do balet Rodeo – uma autêntica demonstração do universo dos cowboys norte-americanos, composta pelo modernista norte-americano Aaron Copland (1900 – 1990) –, e Sinfonia de Câmera – Op. 110, de Dimitri Shostakovich (1906 – 1975). Esta obra, dedicada à memória das vítimas do fascismo e da guerra, traz também um conteúdo autobiográfico, por conter, segundo estudiosos, no tema principal do quarteto a assinatura musical do compositor.

O concerto está marcado para as 19h, na Sala de Concertos da Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento). Como ingressos, serão aceitos produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis exceto sal, brinquedos novos ou em bom estado, cobertores ou roupas que serão doados ao Lar Emanuel, dentro da proposta do Juvenil Solidário.

SERVIÇO:

O que: 6º Concerto da Temporada – Domingos Clássicos Juvenil
Data: Domingo, 2 de setembro de 2012
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento)
Horário: 19h
Entrada: doações

Produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis exceto sal, brinquedos novos ou em bom estado, cobertores ou roupas que serão doados ao Lar Emanuel, dentro da proposta do Juvenil Solidário.

PROGRAMA

Aaron Copland (1900 – 1990) – Hoe Down – do balet Rodeo

Dimitri Shostakovich (1906 – 1975) – Sinfonia de Câmera – Op. 110

INTERVALO

Tommaso Traetta (1727 – 1779) – Da ópera “Antigone”: Ombra cara, amorosa

Giulio Caccini (1551 – 1618) – Ave Maria

Giusepe Verdi (1813 – 1901) – In solitaria stanza

Edvard Grieg (1843 – 1907) – Ich liebe dich, Solveig’s song, Ein Traum

Solista: Luísa Kurtz (soprano)

Maestro Tiago Flores

 

 

LUÍSA KURTZ (SOPRANO)

Nascida em Porto Alegre, iniciou seus estudos musicais através do violino em Londres, onde viveu por quatro anos. É Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas e desde 2010 vive na Itália, onde se aperfeiçoa com o soprano Luisa Giannini dentro do Mestrado em Performance de Ópera do Conservatório A. Buzzolla de Adria. Vencedora de prêmios de concursos de canto na Argentina e na Itália, interpretou papéis como Serafina (Il Campanello), Fiordiligi (Così Fan Tutte), Gilda (Rigoletto), Frasquita (Carmen), Berta e Rosina (Il Barbiere di Siviglia) e Papagena (Die Zauberflöte).

Atua frequentemente como solista convidada junto a diversas orquestras nacionais e internacionais, realizando obras como “The Messiah”, “Carmina Burana”, entre outras. Entre suas realizações mais recentes, tem especial destaque a interpretação de Clorinda em “Il Combattimento di Tancredi e Clorinda”, de Monteverdi, no célebre Teatro Olimpico di Vicenza, Itália. Entre seus próximos compromissos está a ópera Antigone, de T. Traetta – como Antigone – no Teatro Traetta de Bitonto, Itália.

 

TIAGO FLORES

Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001.

Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.

 

Dona Flor Comunicação

Raphaela Donaduce Flores – Jornalista

www.donaflorcomunicacao.com.br

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário